Quem não gosta de um bom filme? A chamada sétima arte ajudou a humanidade a se conhecer melhor desde que o primeiro filme foi projetado, em 1895, pelos irmãos Louis e Auguste Lumière, em Paris.

De lá para cá, a tecnologia avançou, mas uma coisa não mudou: nem todo mundo tem tempo, recursos e motivação para prestigiar uma exibição regularmente. Sensível a isso, a Concilig criou o projeto “Cinema Concilig nos bairros”.

Segundo seus idealizadores, a proposta é levar filmes onde a população de Bauru – cidade-sede da empresa – mantém seu dia a dia pessoal e familiar.

COMO FUNCIONARÁ

Uma vez por mês, um telão especial ficará montado em espaço público ou comunitário com toda a estrutura de apoio (cadeiras, etc). E, claro, um filme será, portanto, mensalmente (e gratuitamente) exibido.

Para viabilizar a ideia, a Concilig conta não só com colaboradores voluntários, mas também com parceiros culturais. Cada um com seu talento e um mesmo objetivo: contribuir para a democratização da cultura.

FILMES

Os filmes abordarão temáticas variadas – e aqueles com vertente educativa serão valorizados. Produções locais e regionais também ganharão espaço no “Cinema Concilig nos bairros”.

ESTREIA

Escolhido para dar início ao projeto “Cinema Concilig nos bairros”, o elogiado curta-metragem “memórias do meu tio” foi exibido no sábado (14), a partir das 17:30, na Praça Profª. Dina Maris Conte Munhoz (Rua Miguel Ângelo Pereguini, no conj. Hab. Eng. Otavio Rasi).

Nessa primeira noite, a partir da magia do cinema, o público conheceu o menino Ariel, interpretado pelo ator Daniel Jorge. O garoto reencontra um tio-avô que não está mais neste mundo e, juntos, partirão em busca de um fabuloso tesouro.

DIRETOR BAURUENSE

“Memórias do meu tio” foi roteirizado e dirigido por Alexandre Rafael Garcia e pelo bauruense Álvaro André Zeini Cruz, que deverá estar presente. Doutor em Multimeios pela Unicamp (Universidade de Campinas), Álvaro é também crítico de cinema/Publicidade e Propaganda da FIB (Faculdades Integradas de Bauru) e Audiovisual do Centro Universitário Senac.

SERVIÇO

O lançamento do projeto “Cinema Concilig nos bairros” ocorreu no sábado (14), às 17:30, na praça Profª. Dina Maris Conte Munhoz.

MARIA MANDALITI

O projeto “Cinema Concilig nos Bairros” está alinhado com as diretrizes da Associação Assistencial Maria Mandaliti, apoiadora do evento. A entidade estimula e realiza ações solidárias, além de inspirar práticas educadoras e multiplicadoras em benefício da coletividade.

Fonte: JCnet

https://www.jcnet.com.br/noticias/cultura/2022/05/801614-filme–memorias-do-meu-tio–abre-projeto–cinema-concilig-nos-bairros.html