POLÍTICA DE GESTÃO DE SEGURANÇA E SAÚDE DO TRABALHO

OBJETIVO

A Política de SST é a base de uma cultura de diretrizes implantadas na empresa, através de programas de saúde e segurança do trabalho, para envolver todos, empregadores e empregados, na melhoria continua de um ambiente de trabalho seguro e que atende os requisitos legais das Normas e Leis, primando por um ambiente de trabalho seguro e salubre.

 

CONCEITOS

Segurança do trabalho – É o conjunto de medidas técnicas, médicas e educacionais, empregadas para prevenir acidentes e adoecimento no ambiente de trabalho, quer eliminando condições inseguras do ambiente de trabalho, quer instruindo ou convencionando pessoas na implantação de práticas preventivas e corretivas.

Saúde Ocupacional – Consiste na promoção de condições laborais que garantam o bem-estar físico, mental, social e ambiental prevenindo e controlando os acidentes e as doenças através da redução das condições de riscos.

Acidente de Trabalho – É aquele que ocorre pelo exercício do trabalho a serviço da Empresa, provocando lesão corporal ou perturbação funcional que cause a morte, ou a perda, ou a redução permanente ou temporária da capacidade de trabalho.

 

DIRETRIZES

-Proporcionar ao colaborador um ambiente de trabalho seguro e saudável;

-Determinar que nenhum trabalho considerado pela legislação como trabalho de risco pode ser executado sem a devida avaliação dos aspectos relativos à Segurança e Saúde do colaborador, nem qualquer razão, seja urgência, importância ou qualquer outra poderá ser alegada para justificar o não cumprimento dos requisitos de Segurança e Saúde Ocupacional;

-Determinar a Segurança e Saúde Ocupacional como parte integrante da Gestão Estratégica de Pessoas, em todas as fases de um projeto, comprometendo os gestores, inclusive pelo seu exemplo, e demais profissionais como fator de sucesso;

-Assegurar que as metas e os indicadores proativos em Segurança e Saúde Ocupacional estejam vinculados à estratégia empresarial;

-Promover a educação em Segurança e Saúde Ocupacional como parte do desenvolvimento profissional dos colaboradores da CONCILIG.

-Promover continuamente a informação e o treinamento como ferramentas fundamentais para a conscientização e capacitação dos profissionais da CONCILIG e demais partes interessadas de Segurança e Saúde Ocupacional;

-Determinar o cumprimento da legislação, regulamentos e outros requisitos sobre Segurança e Saúde Ocupacional vigentes e subscritos pela Empresa;

-Identificar, avaliar, controlar e mitigar os fatores de riscos à segurança e saúde das pessoas envolvidas com a CONCILIG, de forma a prevenir acidentes em todas as atividades dos processos produtivos;

-Disponibilizar aos Órgãos de Segurança do Trabalho e Saúde Ocupacional, os meios necessários e recursos necessários para o exercício de suas atividades;

-Determinar que para proporcionar a segurança e saúde no trabalho, serão garantidos direitos iguais a todos os seus empregados(as), sendo contrária a qualquer forma de discriminação à pessoa com deficiência, etnia, raça/cor, gênero, idade, estado civil, religião, condições de saúde, orientação sexual, origem social ou regional, opinião política ou qualquer outra condição de diferença.

-Garantir que a saúde e segurança estejam integradas a todos os processos.

-Produzir e difundir atividades de educação e treinamento em segurança e saúde no trabalho.

-Buscar a melhoria contínua dos processos referentes à segurança do trabalho e saúde ocupacional livres de acidentes de modo a manter e fortalecer a imagem da empresa.

 

RESPOSABILIDADES

1- Da direção

Cumprir e fazer cumprir bem como estabelecer sistema de supervisão e controle da Política de Segurança do Trabalho e Saúde Ocupacional.

2- Do Corpo Gerencial

Cumprir e fazer cumprir as medidas sugeridas pelo SESMT e pelas “CIPA”

3- Dos colaboradores

Cumprir a Política de Gestão de Segurança do Trabalho e Saúde Ocupacional e colaborar para que todos os potenciais riscos de acidentes sejam comunicados à gerência imediata.

 

DISPOSIÇÕES GERAIS

Tendo em vista o atendimento às especificidades da Empresa, esta política também está apoiada em documentos normativos específicos (PPRA/PCMSO/AET/LTCAT/LIP).

As questões não abordadas e dúvidas surgidas na interpretação da política de Política de Gestão de Segurança do Trabalho e Saúde Ocupacional serão esclarecidas pelo SESMT.

 

 

Criação: 13/02/2019

Revisão 3: 25/03/2021